sábado, 16 de março de 2013

Prática inadequada expõe equipe de enfermagem a riscos

Prática inadequada expõe equipe de enfermagem a riscos


Historicamente, as primeiras pessoas que cuidavam dos doentes eram freiras e religiosos. Atualmente, a enfermagem presta esse cuidado, contando também com técnicas de precaução e transmissão de doenças, bem como promoção da saúde do indivíduo. Essas técnicas passaram a ser desenvolvidas com Florence Nightingale, a precursora da enfermagem, que desenvolveu as primeiras formas de organização e técnicas de limpeza, principalmente de locais mais simples, como chão até a lavagem de materiais utilizados, o que na época fez com que ocorresse a diminuição do índice de mortalidade, principiando os cuidados com a transmissão de microorganismos e organizando o ambiente laboral.

O trabalho exerce um papel de fundamental importância nas condições de vida e saúde dos indivíduos, em seus grupos familiares e na população em geral. A organização do trabalho e as condições em que ele se realiza podem provocar desgastes, doenças e acidentes de trabalho. A notificação dos agravos à saúde do trabalhador é objeto de preocupação dos formuladores de políticas de saúde desde a década de 80, como mostram iniciativas estaduais e municipais em programas e centros de referência em saúde do trabalhador.

A Enfermagem do Trabalho é um ramo da enfermagem que utiliza os mesmos métodos empregados na Saúde Pública, visando à promoção da saúde do trabalhador; a proteção contra os riscos decorrentes de suas atividades laborais; proteção contra agentes químicos, físicos, biológicos e psicossociais; manutenção de sua saúde no mais alto grau do bem-estar físico, mental e recuperação de lesões, doenças ocupacionais ou não ocupacionais e sua reabilitação para o trabalho.

Fonte Revista Proteção / Fevereiro 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário