quinta-feira, 27 de dezembro de 2012


 
 
Ruído em escritórios pode influenciar no processo cognitivo laboral


Data: 05/12/2012 / Fonte: Revista Proteção
A partir dos anos 60 e 70, o surgimento dos escritórios de plano aberto ou EPAs tem transformado o ambiente de ­trabalho de modo a integrar cada vez mais a equipe de funcionários. Amplas salas com divi­sórias baixas têm sido cada vez mais adotadas em substituição aos escritórios com salas individuais.

No entanto, o layout dos EPAs favorece a propagação do ruído pro­veniente de equipamentos e da comunicação verbal. Esta perda da privacidade sonora pode gerar incômodo, desvio de concentração e prejudicar o ­raciocínio. Este tipo de layout pode assim ­prejudicar o desempenho cognitivo dos frequenta­dores destes ambientes.

O objetivo do presente estudo é verificar quais são as fontes de ruídos em EPAs e o quão incômodos são estes ruídos para os trabalhadores. Quando introduzido, o EPA presumia um ambiente que fosse favorecer a melhor eficiência do trabalho e facilitar a comunicação, além de reduzir custos com construção e equipamentos.

Entretanto, a falta de resultados ­positivos concretos na produtividade gerou ques­tio­namentos sobre a eficácia do layout dos Escritórios em Plano Aberto. Designers e gestores empresariais ainda se questionam para saber o quanto o ambiente físico influencia na satisfação pessoal, ab­sen­teísmo, rotatividade e, ultimamente, na pro­dutividade organizacional.

Os proponentes dos escritórios abertos alegam que estes proporcionam espaços mais flexíveis, além de inibirem a aglomeração de muitas pessoas em um espaço reduzido. Nesta configuração, o espaço físico é mais bem aproveitado e os custos de construção, manutenção e climati­za­ção são reduzidos. Outra vantagem inerente é a facilidade de comunicação e maior interação entre funcionários.

 

Fonte:  Revista Proteção – Dezembro/2012

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012


 
Estudo avalia conhecimento de enfermeiros quanto à prevenção de acidentes

Data: 21/11/2012 / Fonte: Revista Proteção

O trabalho exerce um papel essencial nas condições de vida dos profissionais de En­fermagem, levando à satisfação de necessidades básicas pessoais e profissionais. Contudo, ao realizá-lo, o profissional expõe-se constantemente aos riscos presentes no local de trabalho, os quais podem interferir diretamente na saúde. No ambiente hospitalar, os riscos estão ligados a agentes químicos, físicos, biológicos, psicossociais e ergonômicos; sendo que os riscos biológicos são os principais gera­dores de acidentes.

Além do investimento em Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva, mui­tas empresas direcionam recursos para a realização de palestras e treinamentos em serviço a fim de conscientizar os trabalhadores sobre o uso correto desses equipamentos para manutenção da sua integridade física e psicológica. Com isto, a empresa garante a produtividade dos trabalhadores e estes não ficam tão su­jeitos a acidentes e doenças. Os acidentes não são acontecimentos casuais ou a­cidentais, mas fenômenos socialmente de­terminados e previsíveis. Desta forma, faz-se importante identificar dados e fato­res predisponentes para estas ocorrências.

 

 

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012


Para evitar acidentes de trabalho instrua seus funcionários a utilizarem corretamente os Equipamento de Proteção.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Importante!



Um trabalhador que está sempre preocupado com o seu bem-estar fica mais atento aos negócios das empresas e realizam seus trabalhos de uma forma mais responsável, ficam muito mais atentos às causas da empresa como um todo e acima de tudo com mais dedicação. Os superiores dessas pessoas que se esforçam não permitem que aconteçam acidentes no local de trabalho para com eles. O trabalhador que está sempre bem informado sai ganhando em qualidade de vida, sua relação com a família fica melhor, pois a pessoa é organizada em todos os sentidos, ou seja todos ganham, pois se um tem uma atitude desta forma acaba incentivando todos a terem também.
Na maioria dos acidentes a pessoa está ciente que está errada, por exemplo, quando vão ligar algo na tomada com a mão molhada, se submeter a velocidades rápidas em trânsitos, entre muitos outros!
Então o certo é todos estarem conscientes e formar uma base onde todos colaboram evitando pequenos acidentes ou até mesmo mortes.

domingo, 2 de dezembro de 2012



Segurança no trabalho é um tema muito importante e deve ser muito discutido sempre. Os acidentes ocorridos em locais de trabalho estão cada dia mais presentes em fábricas e de grandes indústrias! Principalmente nas pequenas indústrias por serem de pequeno porte as empresas acham que não necessitarão de usar a segurança em seu ambiente de trabalho, assim podendo acontecer acidentes considerados FATAIS.
Ao certo todos os trabalhadores devem cobrar de seus chefes que lhe dêem capacetes e objetos para sua segurança em sua área de trabalho... Seja em escritório uma cadeira onde o individua não seja prejudicado, em um hospital usar roupas adequadas para evitar contato direto com doentes... Tudo isso é um meio de segurança!