quinta-feira, 27 de dezembro de 2012


 
 
Ruído em escritórios pode influenciar no processo cognitivo laboral


Data: 05/12/2012 / Fonte: Revista Proteção
A partir dos anos 60 e 70, o surgimento dos escritórios de plano aberto ou EPAs tem transformado o ambiente de ­trabalho de modo a integrar cada vez mais a equipe de funcionários. Amplas salas com divi­sórias baixas têm sido cada vez mais adotadas em substituição aos escritórios com salas individuais.

No entanto, o layout dos EPAs favorece a propagação do ruído pro­veniente de equipamentos e da comunicação verbal. Esta perda da privacidade sonora pode gerar incômodo, desvio de concentração e prejudicar o ­raciocínio. Este tipo de layout pode assim ­prejudicar o desempenho cognitivo dos frequenta­dores destes ambientes.

O objetivo do presente estudo é verificar quais são as fontes de ruídos em EPAs e o quão incômodos são estes ruídos para os trabalhadores. Quando introduzido, o EPA presumia um ambiente que fosse favorecer a melhor eficiência do trabalho e facilitar a comunicação, além de reduzir custos com construção e equipamentos.

Entretanto, a falta de resultados ­positivos concretos na produtividade gerou ques­tio­namentos sobre a eficácia do layout dos Escritórios em Plano Aberto. Designers e gestores empresariais ainda se questionam para saber o quanto o ambiente físico influencia na satisfação pessoal, ab­sen­teísmo, rotatividade e, ultimamente, na pro­dutividade organizacional.

Os proponentes dos escritórios abertos alegam que estes proporcionam espaços mais flexíveis, além de inibirem a aglomeração de muitas pessoas em um espaço reduzido. Nesta configuração, o espaço físico é mais bem aproveitado e os custos de construção, manutenção e climati­za­ção são reduzidos. Outra vantagem inerente é a facilidade de comunicação e maior interação entre funcionários.

 

Fonte:  Revista Proteção – Dezembro/2012

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012


 
Estudo avalia conhecimento de enfermeiros quanto à prevenção de acidentes

Data: 21/11/2012 / Fonte: Revista Proteção

O trabalho exerce um papel essencial nas condições de vida dos profissionais de En­fermagem, levando à satisfação de necessidades básicas pessoais e profissionais. Contudo, ao realizá-lo, o profissional expõe-se constantemente aos riscos presentes no local de trabalho, os quais podem interferir diretamente na saúde. No ambiente hospitalar, os riscos estão ligados a agentes químicos, físicos, biológicos, psicossociais e ergonômicos; sendo que os riscos biológicos são os principais gera­dores de acidentes.

Além do investimento em Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva, mui­tas empresas direcionam recursos para a realização de palestras e treinamentos em serviço a fim de conscientizar os trabalhadores sobre o uso correto desses equipamentos para manutenção da sua integridade física e psicológica. Com isto, a empresa garante a produtividade dos trabalhadores e estes não ficam tão su­jeitos a acidentes e doenças. Os acidentes não são acontecimentos casuais ou a­cidentais, mas fenômenos socialmente de­terminados e previsíveis. Desta forma, faz-se importante identificar dados e fato­res predisponentes para estas ocorrências.

 

 

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012


Para evitar acidentes de trabalho instrua seus funcionários a utilizarem corretamente os Equipamento de Proteção.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Importante!



Um trabalhador que está sempre preocupado com o seu bem-estar fica mais atento aos negócios das empresas e realizam seus trabalhos de uma forma mais responsável, ficam muito mais atentos às causas da empresa como um todo e acima de tudo com mais dedicação. Os superiores dessas pessoas que se esforçam não permitem que aconteçam acidentes no local de trabalho para com eles. O trabalhador que está sempre bem informado sai ganhando em qualidade de vida, sua relação com a família fica melhor, pois a pessoa é organizada em todos os sentidos, ou seja todos ganham, pois se um tem uma atitude desta forma acaba incentivando todos a terem também.
Na maioria dos acidentes a pessoa está ciente que está errada, por exemplo, quando vão ligar algo na tomada com a mão molhada, se submeter a velocidades rápidas em trânsitos, entre muitos outros!
Então o certo é todos estarem conscientes e formar uma base onde todos colaboram evitando pequenos acidentes ou até mesmo mortes.

domingo, 2 de dezembro de 2012



Segurança no trabalho é um tema muito importante e deve ser muito discutido sempre. Os acidentes ocorridos em locais de trabalho estão cada dia mais presentes em fábricas e de grandes indústrias! Principalmente nas pequenas indústrias por serem de pequeno porte as empresas acham que não necessitarão de usar a segurança em seu ambiente de trabalho, assim podendo acontecer acidentes considerados FATAIS.
Ao certo todos os trabalhadores devem cobrar de seus chefes que lhe dêem capacetes e objetos para sua segurança em sua área de trabalho... Seja em escritório uma cadeira onde o individua não seja prejudicado, em um hospital usar roupas adequadas para evitar contato direto com doentes... Tudo isso é um meio de segurança!

sexta-feira, 30 de novembro de 2012



O profissional de Segurança do Trabalho atua conforme sua formação, quer seja ele médico, técnico, enfermeiro ou engenheiro.O campo de atuação é muito vasto. Em geral o engenheiro e o técnico de segurança atuam em empresas organizando programas de prevenção de acidentes, orientando a CIPA, os trabalhadores quanto ao uso de equipamentos de proteção individual, elaborando planos de prevenção de riscos ambientais, fazendo inspeção de segurança, laudos técnicos e ainda organizando e dando palestras e treinamento. Muitas vezes esse profissional também é responsável pela implementação de programas de meio ambiente e ecologia na empresa.
O médico e o enfermeiro do trabalho dedicam-se a parte de saúde ocupacional, prevenindo doenças, fazendo consultas, tratando ferimentos, ministrando vacinas, fazendo exames de admissão e periódicos nos empregados.

terça-feira, 27 de novembro de 2012


CREME DE PROTEÇÃO - ÁGUA RESISTENTE


Indicado para: Hidratação e barreira química contra agentes agressivos, tais como tintas a base de água, argamassas, óleos de corte, salmoura e outros produtos solúveis em água.
Uso recomendado nas indústrias em geral, construção civil, etc. Evita a aspereza, o ressecamento, dermatoses, eczemas e fissuras na pele. Características Gerais:
 - Excelente rendimento;
 - Certificado de aprovação (C.A. 7595); - Contém silicone;
 - Tem ação antisséptica e antifúngica devido a presença da Tintura de Benjoim;
-  Visível a luz negra;
 - Disponível em potes de 200gr.
Aprovado em testes laboratoriais de:
- Ação reagente ou catalizadora, ou seja, não reage com as substâncias agressivas contra as quais ele protege;
-  O primeiro creme barreira submetido ao teste de fotoirritação dérmica. 

domingo, 25 de novembro de 2012





Saúde mental gera sucesso profissional                         

Data: 19/11/2012 / Fonte: R7, Portal Competência

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o equilíbrio mental é um dos fatores fundamentais para garantir a qualidade de vida de uma pessoa. Tonio Luna é especialista em Psicologia do Trabalho e afirma que o bem-estar da mente também influencia no sucesso profissional. Segundo ele, a depressão, a ansiedade e o estresse estão entre os principais transtornos que afetam a qualidade do trabalho. Conheça melhor essas doenças para saber como evitá-las e tratá-las da melhor forma.        

De acordo com o psicólogo Tonio Luna, o estresse é o principal vilão do profissional. Ele destaca que momentos específicos de estresse durante alguma atividade profissional importante são absolutamente normais e necessários para o cumprimento de deveres. O problema é quando essas ocasiões se tornam freqüentes e não são intercaladas por períodos de relaxamento, descanso e lazer. "Quando a pessoa vive em um estado de atenção e preocupação constante, isso desencadeia um estresse patológico muito comum nos ambientes de trabalho", alerta Tonio.

O estresse patológico é extremamente prejudicial para o ambiente laboral. Ele faz com que a atenção do colaborador diminua, as atividades percam a qualidade, o risco de discussões e brigas entre colegas aumente, as faltas e atrasos sejam freqüentes, a incidência de acidentes trabalhistas se eleve, entre outros prejuízos. Aproveitar os finais de semana para descansar e descontrair, intercalar as atividades do trabalho com pausas de respiração profunda e relaxamento de uma em uma hora e participar de ginástica laboral são as dicas de Tonio Luna para evitar o estresse.A ansiedade e a depressão são outros transtornos que podem afetar o desempenho profissional e gerar doenças graves como a crise de pânico. Elas são freqüentes em pessoas que já tenham incidências na família, mas também se manifestam em colaboradores que sofrem perdas significativas, estão com problemas financeiros, em processo de divórcio ou passando por outros problemas pessoais. "Nesses casos é indicado procurar um especialista e saber que esses problemas podem ser vencidos facilmente e até te tornar uma pessoa melhor", aconselha Tonio.

Sintomas de transtornos mentais
Se você está sofrendo com a maioria dos sintomas abaixo, fique atento à sua saúde mental. Procure um especialista e invista na sua qualidade de vida!

- Pensamentos de preocupação constante
- Alterações na qualidade do sono
- Mudança de apetite
- Perda de interesse por coisas que antes tinham importância
- Baixa da imunidade (pega gripes e resfriados com facilidade)
- Diminuição da atenção e da memória nas atividades diárias
- Variações constantes de humor sem causa justificável

- ATENÇÃO: Formigamento corporal, respiração alterada, batimento cardíaco acelerado e medo de perder o controle ou a sanidade mental podem ser sintomas de Crise de Pânico.

Fonte: Revista Proteção/Novembro 2012
                   

sexta-feira, 23 de novembro de 2012


EPIs são fundamentais para prevenção de doenças
Data: 19/11/2012 / Fonte: Prefeitura Municipal de Campinas

Uma atitude simples pode evitar situações de contágio de doenças dos profissionais que trabalham com saúde e proteger também os pacientes: o uso dos equipamentos de segurança individual, também conhecidos como EPIs.


Óculos, máscaras, touca, luvas, sapatos fechados e avental são equipamentos fundamentais para prevenir a contaminação dos trabalhadores da saúde e pessoas internadas. Para isso, o Hospital Municipal Dr. Mário Gatti fornece todos os EPIs, investe em campanhas de conscientização, além de seguir corretamente o calendário de saúde com a vacinação para os servidores e os exames médicos periódicos obrigatórios.


A preocupação equipe multidisciplinar da Unidade de Saúde do Trabalhador (UST), também acolhe os funcionários que procuram espontaneamente a unidade, realizando os encaminhamentos necessários para garantir o seu
explica-se: os profissionais de saúde estão expostos a vários tipos de enfermidades. "Além do contágio, temos de estar preocupados com as doenças decorrentes do próprio trabalho, como o estresse", explica a médica do trabalho da UST do Mário Gatti, Dalva França.
Para a proteção da saúde do trabalhador é necessário que todos sigam a Norma Regulamentadora 32 (NR-32), que indica, além do uso completo dos EPIs, o descarte correto de materiais perfuro cortantes, a comunicação de acidentes de trabalho, a vacinação, a lavagem correta das mãos, o não uso de objetos de adorno (alianças, anéis, pulseiras, relógios), entre outras recomendações.

Fonte : Revista Proteção/Novembro 2012

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Óculos de Proteção


Óculos de Proteção.


Os óculos de policarbonato Kalipso, são fabricados de acordo com a norma ANSI Z 87.1, proporcionando ao usuário maior proteção, conforto e leveza.
C.A 10.346

■Óculos de segurança constituído de armação em nylon resistente e flexível.
■Hastes tipo espátula, fixadas por meio de parafusos e com ajuste de comprimento.
■Lente única confeccionada em policarbonato acoplada a armação por meio de encaixes, formando um conjunto leve, confortável e seguro.
■Protegem contra raios UVA e UVB

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Capacete de Segurança - Uso indispensável

Capacete de Segurança - Uso indispensável



Capacetes de segurança foram projetados para proteção da cabeça do usuário. Uso contínuo, desenvolvidos para proporcionar conforto durante todo período de trabalho. Para ser um produto que esteja dentro das Normas do Ministério do Trabalho é necessário que este equipamento tenha CA (Certificado de Aprovação).

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

700 mil Brasileiros se acidentam no trabalho por ano

700 mil brasileiros se acidentam no trabalho por ano                                                  

Data: 19/07/2012 / Fonte: Tribuna da Bahia





O número era de 756 mil em 2008 e caiu para 701 mil em 2010, o que significou uma redução de 7,2% em dois anos.

A queda se verificou em 17 dos 27 Estados. Com isso, a Taxa de Incidência de Acidentes do Trabalho, que era de aproximadamente 23 por mil vínculos empregatícios em 2008, declinou para 21,6 em 2009 e para 19,1 em 2010.

A taxa mais alta do país foi registrada em Alagoas (30,2 para cada mil vínculos), sendo também significativamente elevada em Santa Catarina (26,3) e no Rio Grande do Sul (24,6).

As menores taxas de incidência em 2010 eram verificadas em Roraima (9,3 por mil vínculos), Amapá (9,7), Tocantins (10,0) e Sergipe (10,9).

Também se observou uma redução de 3,7% das mortes decorrentes de acidentes de trabalho entre 2008 e 2010 (de 2.817 para 2.712). A Taxa de Mortalidade por acidentes do trabalho declinou em 21 dos 27 Estados, tendo aumentado em Ceará, Goiás, Maranhão, Pernambuco, Paraíba e Piauí.

Mato Grosso, apesar da redução na taxa (de 25,2 para 17,7 mortes por 100 mil vínculos) observada entre 2008 e 2010, apresentava a maior incidência do país de óbitos decorrentes de acidentes do trabalho.

O Rio Grande do Norte (3,4), Distrito Federal e Rio de Janeiro (todos com uma taxa de 4,6 mortes por 100 mil vínculos) apresentavam as menores taxas de mortalidade por acidentes.


Fonte: Revista Proteção - Julho /2012

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Protetor Auricular

Bom dia,

Um protetor auricular, também conhecido como protetor de ouvido ou earplug, é um aparelho de proteção projetado para ser utilizado no canal auditivo externo, protegendo o ouvido de quem o usa de barulhos altos, entrada de água ou vento exce
ssivo.
Este tipo de proteção é geralmente utilizado por trabalhadores da indústria que lidam com máquinas barulhentas por longos períodos de tempo. Músicos, muitas vezes usam protetores de ouvido para se prevenir do alto som nos concertos.

 

 


quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Calçado Sticky Shoe


Bom dia,

Um dos melhores Equipamentos de Proteção já desenvolvido para proteção de funcionários do setor de gastronomia, área da saúde e prestadores de serviço.

Vale a pena conferir!
Visite nosso site: www.confortsegepi.com.br

terça-feira, 14 de agosto de 2012




Bom dia,

Somos da CONFORTSEG EPI trabalhamos com a linha de equipamentos de proteção individual (EPIs).
A CONFORTSEG EPI deseja estar facilitando e satisfazendo seus clientes na hora da compra de seus equipamentos de proteção individual,...

 Para isso entre outras mídias sociais estamos lançando nosso Blog para, que através deste seja possível você esclarecer suas dúvidas, visualizando curiosidades e também adquirindo conhecimento sobre os produtos de proteção utilizados pelos colaboradores de sua empresa .

A CONFORTSEG EPI vai trabalhar através de sua loja virtual.
Segue abaixo link da nossa loja virtual para você estar conferindo nossos produtos e facilidades de compra.